This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Um por todos, todos por um
“Uma vez escoteiro, sempre escoteiro! Um por todos, todos por um!”. O grito que reforça o conceito de unidade é uma ótima forma de descrever o Grupo de Escoteiros Quadrangular Josué – GEQJ 221/PR que existe há 7 anos e durante esse tempo, tem atingido diversas famílias tanto do bairro Água Verde onde está localizado, bem como de todos os cantos de Curitiba.
Entre os muitos diferenciais do grupo, está a forma de entregar o Método Educativo Escoteiro aliado aos valores cristãos. É o que explica o Presidente do GEQJ, Edison Oliveira Maia. “Somos um grupo confessional, vinculados à Igreja do Evangelho Quadrangular e nosso objetivo é ensinar pelo exemplo, promovendo um ambiente de paz, fé e civilidade, onde as crianças, os adolescentes e os jovens cresçam no conhecimento de Deus e das Leis Escoteiras, para que possam desenvolver ao máximo o seu potencial usando todas as suas capacidades para servir a Deus, ao próximo e à pátria”, diz.
Ao longo dos anos, o grupo tem se reinventado, mas sem perder a fórmula original e foi um dos que permaneceram ativos, mesmo durante a pandemia. “Tivemos que nos reinventar para continuar oferecendo suporte e atividades, mesmo de forma remota aos nossos jovens. Houve uma diminuição da participação durante aquele período, mas o grupo vem se recuperando e atualmente está entre os mais ativos da região”.
Tropa de Pais
Além do empenho, trabalho e dedicação dos Chefes que compõe o Grupo de Escoteiros Quadrangular Josué, o Chefe Maia destaca que um dos pontos fortes do grupo sempre foi a participação das famílias, que esse ano foi fortalecida e oficializada com a Tropa de Pais. “Durante o INDABA falamos da necessidade de encontrar maneiras de envolver ainda mais os pais, de criarmos um ambiente cada vez mais seguro, aproximando as famílias, integrando pais e filhos, garantindo maior participação e apoio em nossas atividades. Foi aí que surgiu a ideia de oficializar a participação dos responsáveis na Tropa de Pais”, explica.
A participação dos pais é um convite feito logo que o jovem ingressa no grupo e vem tendo uma ótima adesão e envolvimento. Os responsáveis que aceitam participar da Tropa de Pais, trabalham aos sábados, por escalas, durante o período de atividades. “Temos cerca de 40 famílias e mais da metade delas participam conosco nas escalas aos sábados”, afirma Chefe Maia. Com a iniciativa da Tropa de Pais, o Chefe e líder do GEQJ, diz ter percebido uma frequência, envolvimento e interesse ainda maior por parte dos jovens.
E a fórmula realmente tem dado certo. Foi assim que o Chefe da Tropa Fênix do GEQJ, Osmar Coradin Junior, entrou para o grupo há cerca de um ano e meio. Ele já havia sido escoteiro quando jovem e acompanhava a sobrinha no grupo. “Sempre quis retornar ao movimento escoteiro e percebendo as necessidades do grupo e a convite do Chefe Maia, fiz os cursos e me tornei Chefe em julho do ano passado (2022)”, conta.
Para Chefe Osmar, a participação dos responsáveis é mesmo fundamental e a Tropa de Pais facilita muito esse acesso dos Chefes à família, reforçando os incentivos à progressão do jovem no dia a dia fora da sede escoteira. “Dentro do método escoteiro, pais, chefes, assessores e jovens precisam ‘falar a mesma língua’. Com o entendimento mútuo, conseguimos acompanhar melhor o desenvolvimento dos jovens e tudo corrobora para a educação e formação de um cidadão melhor”, justifica.
O Chefe Osmar relata que as mudanças são perceptíveis nos jovens que entram para o movimento escoteiro e identifica que quando há envolvimento da família, essas transformações surtem efeitos dentro das casas. Ele aponta que o jovem percebe que o método escoteiro funciona para ele, funciona para os pais e para toda a família. “Tudo está interligado: o interesse dos jovens, a participação, o entendimento deles é muito maior quando há colaboração e acompanhamento dos pais, por isso vemos eles incentivando, convidando e estimulando os pais a também participarem”, menciona.
A Chefe Ellen Carla Martins Soares é também um exemplo real disso. Ela passou a colaborar em alguns sábados em setembro do ano passado (2022), cuidando da cozinha. “Percebi que minha presença fez diferença na minha relação com o meu filho e no desenvolvimento dele dentro do escotismo. Era um momento em que ambos fazíamos algo de interesse comum e isso nos aproximou. Aos poucos fui conhecendo mais sobre o método e me interessando pelo movimento escoteiro”, conta ela, que se tornou chefe em agosto desse ano (2023).
Quando surgiu a ideia da Tropa de Pais, Ellen foi uma das difusoras. Além das necessidades do grupo em ter mais apoio e colaboração, ela relata que sempre demonstra aos pais a importância dessa proximidade e interesse nas atividades que envolvem os filhos deles. “Por mais simples que possa parecer o trabalho, para os pequenos, ver os pais envolvidos em algo do interesse deles é uma forma de se sentirem valorizados e isso traz resultados não só para o escotismo, mas para a vida”, aponta
Somos um grupo muito familiar”, orgulha-se o Chefe Maia, que finaliza com o lema do escotismo: “Sempre alerta, para Servir o Melhor Possível”!
Grupo Escoteiros Quadrangular Josué – GEQJ 221/PR
Atividades aos Sábados das 14h30 ás 17h30
Informações: (41) 9935-7505 – Chefe Maia
Rua Otávio Francisco Dias, 299 – Água Verde,
Curitiba – PR, 80620-310, Curitiba – Paraná