This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Grupo Escoteiro Brigadeiro Eppinghaus comemora seus 50 anos de história.
Na última sexta-feira, às 20h, o Grupo Escoteiro Brigadeiro Eppinghaus, de Curitiba (PR), deu início às comemorações de seus 50 anos de história com uma cerimônia repleta de emoção, simbolismo e renovação de promessas. A escolha da data e do horário não foi por acaso: exatamente há 50 anos, numa sexta-feira, às 20h, o grupo realizava sua primeira cerimônia de promessa no hangar do Aeroclube do Aeroporto do Bacacheri, marco da fundação do grupo.
O evento reuniu famílias, lobinhos, escoteiros, sêniores, pioneiros, antigos integrantes, membros do Clã e amigos do grupo, em uma noite cheia de homenagens e recordações. Um dos momentos mais simbólicos foi a formação do tradicional “cordão de honra”, composto por jovens e adultos que, ao longo de sua trajetória, conquistaram importantes insígnias como o Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro, Escoteiro da Pátria, Insígnia de BP e Insígnia de Madeira. Esse cordão simbolizou a continuidade dos valores escoteiros através das gerações.
Durante a cerimônia, Lorenzo Pereira Gouveia e sua família foram convidados para receber o Cruzeiro do Sul. Lorenzo percorreu o cordão de honra até receber a insígnia das mãos da chefe Bagheera, que destacou sua dedicação e esforço para essa conquista. As chefes Ana Clara e Camila também foram homenageadas, recebendo seus certificados pela conclusão do Nível Preliminar na linha escotista.
Dois novos lobinhos, Alice da Rosa e Samuel Viana, fizeram suas promessas nessa data especial. Durante o momento, foi relembrado o significado do lenço do grupo: o branco representa a paz; o azul, presente no viés, simboliza o céu; e o laranja representa a tradição — cor do primeiro lenço utilizado pelo grupo. A logomarca traz a ave chiu, uma ave de rapina que voa a três mil metros de altura, representando visão e determinação, com uma criança sobre suas asas simbolizando o lobinho, a base de todo o grupo escoteiro.
O presidente do Grupo Escoteiro Brigadeiro Eppinghaus, Ulisses Marcello, discursou, expressando sua alegria em liderar o grupo nesse marco tão significativo e agradecendo à diretoria e aos jovens pelo amor e dedicação com que carregam o lenço do Brigadeiro Eppinghaus.
Em seguida, foi conduzido um dos momentos mais importantes da noite: a renovação das promessas. Todos os lobinhos, escoteiros, sêniores, pioneiros e escotistas, antigos e atuais, foram convidados a reviver o dia de suas promessas e reafirmar seu compromisso com o Movimento Escoteiro, relembrando os valores de servir com honra e lealdade. A cerimônia de renovação das promessas foi realizada pelo presidente da UEB/PR, da mesma forma que ocorreu em 1975, quando as primeiras promessas do grupo também foram conduzidas pelo presidente da UEB da época.
Após a renovação das promessas, o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB/PR), Rosano Ouriques, homenageou o grupo com a entrega do Diploma de Mérito Regional, reconhecimento da UEB – Região Paraná pelos serviços prestados ao movimento escoteiro e à sociedade. O grupo também recebeu o Troféu Jatobá, concedido pela União dos Escoteiros do Brasil pelos 50 anos de boas atividades. O troféu será exposto na sede do grupo como símbolo desse marco histórico.
Outro momento de grande emoção foi a presença dos filhos do chefe Alceu, Sérgio Ricardo Nascimento e Ercy Priscila Nascimento – um dos fundadores do grupo – que destacaram que, se ele estivesse vivo, teria muito orgulho em ver o tamanho e a força do Brigadeiro Eppinghaus. Eles relembraram uma frase que ele sempre dizia: “Sempre alerta para servir o melhor possível.”
O encerramento da cerimônia se deu com um gesto simbólico e cheio de significado: Wladislau, o primeiro lobinho do grupo, junto Sérgio e Ercy, entregaram três velas a três escoteiros do grupo, representando a chama que nunca se apaga e a responsabilidade das novas gerações de manter viva a história e os valores do Brigadeiro Eppinghaus pelos próximos 50 anos.
A cerimônia foi embalada ainda pela tradicional Canção da Promessa, cantada com emoção por todos os presentes, coroando essa noite inesquecível de celebração e reafirmação dos ideais escoteiros.
Sobre o Grupo Escoteiro Brigadeiro Eppinghaus:
Fundado em 1975, em Curitiba (PR), o Grupo Escoteiro Brigadeiro Eppinghaus tem como missão formar jovens cidadãos, por meio do método escoteiro, promovendo valores como liderança, responsabilidade, respeito ao próximo e amor à natureza.


